Gestão da informação como suporte à redução de incerteza no processo decisório: estudo de caso do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG

Autores

  • Renata Maria Abrantes Baracho Porto Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Amarildo Martins de Magalhães Instituto Federal Minas Gerais.

Resumo

Estamos perpassando o processo de aumento de produção e disponibilização de informação paralelamente com a velocidade de processamento e transmissão que dispara a necessidade de desenvolver e aprimorar metodologias e processos de gestão da informação. Apresenta-se uma fundamentação teórica baseada em conceitos clássicos de gestão da informação, arquitetura e recuperação da informação, conceitos de lógica difusa como suporte ao processo decisório. É uma pesquisa aplicada com o desenvolvimento de um modelo de redução de incerteza no processo de tomada de decisão baseado em lógica difusa. Em seguida mostra os resultados obtidos por meio da validação desse modelo em um estudo de caso no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), no problema de monitoramento de cursos superiores com indicadores de processo. Pode-se concluir que o modelo proporciona aos avaliadores um instrumento para monitorar os resultados, constitui meios para uma avaliação constante baseada em regras de desempenho e programas de monitoramento. Esses parâmetros tem a premissa de propor a redução dos pontos de imprecisão inerentes aos processos de avaliação de sistemas educacionais.

Palavras-chave: Gestão da informação. Recuperação da Informação. Arquitetura da Informação.Organização da Informação. Processo Decisório.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/view/19373/11009

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Maria Abrantes Baracho Porto, Universidade Federal de Minas Gerais.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Amarildo Martins de Magalhães, Instituto Federal Minas Gerais.

Instituto Federal Minas Gerais (UFMG).

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos