Definição de metadados para registros de áudio em repositórios digitais de acesso aberto

Autores

  • Maria Imaculada da Conceição FSP/USP.
  • Maria do Carmo Avamilano Alvarez FSP/USP.
  • Hálida Cristina Rocha Fernandes FSP/USP.

Resumo

Introdução: A Biblioteca/CIR da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP) está desenvolvendo um repositório digital para a área da saúde pública, e possui uma coleção de áudios produzidos pela própria instituição, denominada Audioteca. O objetivo deste trabalho é definir metadados para registros de áudio em repositórios digitais de acesso aberto, garantindo que essas informações tenham maior visibilidade no extenso universo da internet. Método: Foram selecionados registros de áudio das bases Dedalus e LILACS e identificados os metadados dessas bases, que utilizam os formatos MARC21 e Metodologia LILACS, respectivamente. Em seguida, estabeleceu-se um escopo mínimo de metadados no esquema Dublin Core (DC), que correspondiam aos metadados dos formatos anteriores. Em uma etapa final, utilizou-se a possibilidade de adaptação do DC para a criação dos metadados com base em estudo da Library of Congress, além de refinamentos que atendiam as necessidades específicas da instituição e da coleção Audioteca, entre eles o entrevistador, o editor de som, e termos técnicos tais como o áudio bits. Resultados: O resultado deste trabalho é um formulário específico para os materiais de coleções de áudio, mantendo a compatibilidade e interoperabilidade do esquema Dublin Core. Conclusão: Dar visibilidade às coleções de áudios, que podem ser veiculadas por programas de rádios comunitárias e educativas, vai ao encontro do papel de promoção de pesquisas das instituições e contribui para a construção da cidadania.

Palavras-chave: Audioteca. Metadados. Bibliotecas digitais. Repositórios digitais..

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.atoz.ufpr.br/index.php/atoz/article/view/68/204

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Imaculada da Conceição, FSP/USP.

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação – ECA/USP. Supervisora Técnica. Biblioteca/Centro de Informação e Referência em Saúde Pública - FSP/USP.

Maria do Carmo Avamilano Alvarez, FSP/USP.

Bacharel em Biblioteconomia - ECA/USP, Mestre em Saúde Pública - FSP/USP, Doutoranda em Saúde Pública - FSP/USP. Chefe técnica - Biblioteca/Centro de Informação e Referência em Saúde Pública - FSP/USP.

Hálida Cristina Rocha Fernandes, FSP/USP.

Bacharel em Biblioteconomia - ECA/USP. Bibliotecária - Biblioteca/Centro de Informação e Referência em Saúde Pública - FSP/USP.

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos