Mídias de informação e comunicação e Ciência da Informação

Autores

  • Maria José Vicentini Jorente Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Resumo

Mídias como fenômenos contemporâneos de informação e comunicação são pouco exploradas no âmbito da Ciência da Informação (CI). O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o papel das mídias como ambientes de tramitação da informação que provocam mudanças no eco-sistema da criação de mensagens, de informação e de conhecimento socialmente compartilhado. Aponta-se que a contextualização das situações informacionais nos ambientes das mídias facilita o acesso à informação e à produção do conhecimento no seu aproveitamento estratégico para compreender possibilidades de mediação mais eficazes: meta a ser alcançada pela sociedade e por uma Ciência da Informação empreendedora, que conta com as estratégias e metodologias apropriadas para a criação de meta-campos transversais de novos conhecimentos para a solução de problemas causados pelas intersecções e fricções sociais entre ciência, tecnologias e conhecimento, o que significa uma contribuição efetiva da CI na utilização otimizada das potencialidades das mídias.

Palavras-chave: Mídias. Informação e Tecnologia. Tecnologias de Informação e Comunicação. Compartilhamento.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1348/1252

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Vicentini Jorente, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP. Professora do Dep. de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em CI da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Marília. Coordenadora do curso de Arquivologia. Membro do Comitê de Atividades Museológicas daUNESP.

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Graduação em Biblioteconomia pela UNESP (1980), Mestre em Ciência da Informação pela PUC de Campinas (1983), Doutora em Semiótica e Linguística Aplicada pela FFLCH/USP (1994) e Livre-docente em Catalogação pela UNESP(2010). Professora do Programa de PósGraduaçãoem CI da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos