Fundamentos da Ciência da Informação: correntes teóricas e o conceito de informação

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Neste artigo busca-se realizar um mapeamento do campo da Ciência da Informação, a partir de dois aspectos: a identificação de suas correntes teóricas e a sistematização dos diferentes conceitos de informação presentes na área. As correntes teóricas apresentadas são: os estudos de fluxo da informação científica, os estudos em representação e recuperação da informação, os estudos de usuários da informação, a gestão da informação e do conhecimento, a economia política da informação e os estudos métricos da informação. A seguir, são apresentados os três conceitos de informação conforme a visão de diversos autores: o conceito físico/sintático/restrito/positivista, o conceito semântico/cognitivo/amplo e o conceito pragmático/mais amplo ainda/alternativo/social. Ao final, são confrontados os dois quadros de análise, em busca da identificação tanto da diversidade quanto de aspectos estruturantes do campo da Ciência da Informação.

Palavras-chave: Fundamentos da Ciência da Informação. Epistemologia da Ciência da Informação. Conceito de informação. Teorias da informação.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/19120/10827

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2014-12-29

Como Citar

Araújo, C. A. Ávila. (2014). Fundamentos da Ciência da Informação: correntes teóricas e o conceito de informação. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 9(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/22304

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos