Serviços de biblioteca na WEB 2.0: um estudo de caso dos tutoriais em vídeo da Universidade de Caxias do Sul no site YouTube.com

Autores

  • Marcos Leandro Freitas Hübner Universidade Federal de Rondônia
  • Marcelo Votto Teixeira Universidade de Caxias do Sul
  • Diego Fabrizio Kroth Universidade de Caxias do Sul

Resumo

Neste estudo de caso são apresentados os principais processos envolvidos nadisponibilização de tutoriais em formato de vídeo pelo Sistema de Bibliotecas daUniversidade de Caxias do Sul. Apresentam-se as vantagens dos tutoriais em vídeo, taiscomo a autonomia fornecida por estes aos usuários e as decorrentes alterações nostreinamentos realizados pela biblioteca. Valendo-se de embasamentos teóricos, sãodiscutidos os detalhes envolvidos no processo de formulação dos tutoriais, a edição dosvídeos e a disponibilização na web. Os autores elucidam os motivos que os levaram aescolher o software Camtasia Studio para a edição dos tutoriais, bem como a decisão dedisponibilizá-los no site de compartilhamento de vídeos YouTube. São listados ostutoriais já disponibilizados na web e relatados os impactos e a mudança na imagem dabiblioteca junto à comunidade acadêmica, obtidos a partir da implementação deste novoserviço.

Palavras-chave: Tutoriais em vídeo. Web. 2.0. YouTube. Biblioteca universitária. Sistemade Bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/6932/8174

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos