Informação científica e tecnológica em instituições de ensino superior (IES): indicadores de grupos de pesquisa (GP) de memória

Autores

  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Universidade Federal de Pernambuco
  • Glessa H. Celestino de Santana Universidade Federal de Pernambuco
  • Guilherme Alves de Santana Universidade Federal de Pernambuco
  • Manoel Paranhos da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Rafaela Maria de Mello Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

No contexto das instituições de ensino superior (IES), a gestão da informaçãocientífica e tecnológica (ICT) pode ser subsidiada por indicadores em ciência, tecnologiae inovação (CT&I), que auxiliam na elaboração de estratégias e no mapeamento desituações e tendências desses ambientes. Nesse sentido, este artigo tem como propósitodiscutir como tais indicadores podem apoiar a gestão e o processo decisório, partindo daprodução cientifica de grupos de pesquisa (GP) da área de memória vinculados a IES daregião Nordeste. A temática de estudo foi escolhida por sua representatividade emlinhas e projetos de pesquisa na área de Ciência da Informação (CI). A análise baseou-seem dados disponíveis na Plataforma Lattes (PL) e no Diretório de Grupos de Pesquisa(DGP), ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq). Para a coleta de dados utilizou-se o software “ScriptLattes” para a extração e acompilação das listas de produções científicas dos GP, e o “DataView” e “UCInet” para acriação das redes de colaboração entre grupos. Os resultados apontam a cronologia edistribuição da produção científica dos grupos, os estados, instituições e grupos maisprodutivos e as interações e redes de colaboração entre pesquisadores. Uma vez que osindicadores apontam com proximidade a realidade vivenciada pelos grupos, eles podemser utilizados para o planejamento e tomada de decisão quanto aos esforços dedesenvolvimento dos programas de CI e integração entre os membros dos grupos,ampliando as possibilidades.

Palavras-chave: Indicadores Científicos. Grupos de Pesquisa em Memória. Programas dePós-Graduação em Ciência da Informação.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5795/8175

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos