O processo de patrimonialização e a cibercultura: mobilização no ciberespaço através de grupos na rede social Facebook

Autores

  • Renata Ovenhausen Albernaz Universidade Federal de Pelotas.
  • Marina Gowert dos Reis Universidade Federal de Pelotas.

Resumo

 

O presente artigo busca observar as questões em torno da institucionalização do patrimônio cultural em um contexto de pós-modernidade, com ênfase no fenômeno da cibercultura. Toma-se por base as colocações de Llorenç Prats acerca dos agentes que podem vir a institucionalizar o patrimônio cultural, considerando tal categoria como um poder político. Observa-se que a partir do advento do ciberespaço os indivíduos obtêm diferentes possibilidades de organização e mobilização para reinvindicar seus direitos de preservação patrimonial. Essa situação de “tomada de poder” pode ser observada em grupos organizados na rede social Facebook, onde a comunidade tem a possibilidade de juntar-se em torno de causas patrimoniais, construindo ações que podem efetivar a preservação, o que inclui novas questões na enumeração de Prats.

Palavras-chave: Preservação patrimonial. Cibercultura. Mobilização no ciberespaço. Rede social Facebook.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/27994/16823

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Ovenhausen Albernaz, Universidade Federal de Pelotas.

Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta do Programa de pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP) e da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas.

Marina Gowert dos Reis, Universidade Federal de Pelotas.

Mestranda do Programa de pós-graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP) da Universidade Federal de Pelotas.

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos