A biblioteca universitária e sua atuação frente à mutabilidade de paradigmas

Autores

  • Lílian Lima de Siqueira Melo Universidade Federal de Pernambuco.
  • Denílson Bezerra Marques Universidade Federal de Pernambuco.
  • Fabio Assis Pinho Universidade Federal de Pernambuco.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar de que maneira os gestores do SIB/UFPE planejam os produtos e serviços ofertados, bem como a força de trabalho, diante dos paradigmas da informação e do acervo. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter descritivo e aplicado. O campo de pesquisa é na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em específico, no Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB). A população estudada é composta por 13 gestores do Sistema e utiliza como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os dados da pesquisa foram analisados de forma qualitativa pela técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelam que as bibliotecas do SIB possuem características de atuação tanto do paradigma do acervo como do paradigma da informação, porém algumas características demonstram que paradigma do acervo ainda é dominante.

Palavras-chave: Bibliotecas universitárias. Gestão de bibliotecas. Paradigma do Acervo. Paradigma da informação.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/64069/pdf_17

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lílian Lima de Siqueira Melo, Universidade Federal de Pernambuco.

Mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste. Bibliotecária especialista em Gestão e Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Pernambuco.

Denílson Bezerra Marques, Universidade Federal de Pernambuco.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco.

Fabio Assis Pinho, Universidade Federal de Pernambuco.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP, campus de Marília. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Publicado

2014-12-29

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos