Desenvolvimento de Coleções de Fontes de Informação eletrônicas em Bibliotecas Universitárias

Autores

  • Ana Cláudia Carvalho de Miranda UFRN.
  • Mônica Marques Carvalho UFRN.

Resumo

O contexto hodierno caracteriza-se como um panorama de uso contínuo de informação nas mais variadas esferas da sociedade. A informação é usada em diversos contextos sob vários formatos e isso se torna possível com a evolução tecnológica realizada em ritmo acelerado, sobretudo nos últimos dois séculos. Essa evolução trouxe consigo a possibilidade ampliada de acesso à informação, mas por outro lado, impôs desafios circunstanciais no seu tratamento e difusão. Nos diversos tipos de unidades de informação, faz-se necessária a adoção de estratégias para a melhoria do gerenciamento e desenvolvimento das coleções, sobretudo as coleções digitais. De tal modo, o trabalho visa a traçar um panorama ligado às questões relacionadas à comunicação cientifica com a bibliotecas universitárias, com vistas a ampliar o debate sobre o desenvolvimento digital de coleções de periódicos em bibliotecas universitárias, bem como aspectos relacionados à adoção de critérios de seleção e avaliação destes itens de informação. Aborda os casos específicos, como o do Portal Capes e o SciELO como coleções digitais de periódicos sujeitos a estratégias de desenvolvimento das coleções. Aponta opções para a melhoria da gestão da coleção digital em bibliotecas universitárias. A metodologia empregada foi a de pesquisa bibliográfica em uso de fontes eletrônicas e convencionais, bem como análise de critérios utilizados na Avaliação e Coleções para Bibliotecas Universitárias e o Indicadores Qualis pela Condenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Ensino Superior (CAPES).

Palavras-chave: Comunicação Científica. Publicações periódicas. Avaliação de periódicos – critérios. Bibliotecas Universitárias. Desenvolvimento de Coleções.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/17030/11097

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Carvalho de Miranda, UFRN.

Mestranda em Administração pela UFRN. Bacharel em Biblioteconomia pela UFC. Especialista em Gestão da Qualidade total pela UFRN. Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas pela FACEX. Bibliotecária - Chefe da Biblioteca do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.

Mônica Marques Carvalho, UFRN.

*Doutoranda em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto. Mestra em Biblioteconomia e bacharel em Biblioteconomia pela UFPB. Professora Assistente do Departamento de Biblioteconomia da UFRN.

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos