Indícios da Síndrome de Burnout em Profissionais da Informação: um estudo com bibliotecários de uma universidade pública de Teresina (PI)

Autores

  • Lucas Veras de Andrade Secretaria Municipal de Educação de Teresina- PI.
  • Joimara Lima Santos Universidade Federal do Piauí.
  • Ana Caroline Viana de Melo Universidade Federal do Piauí.

Resumo

A Síndrome de Burnout é uma patologia causada pela cronificação do estresse laboral que vem acometendo vários profissionais, principalmente aqueles que lidam diretamente com o público ao qual prestam serviço, possuindo três dimensões que a caracterizam que são: Exaustão Emocional, Despersonalização e Baixa Realização Profissional. Uma vez explicitado em que consiste a síndrome e evidenciando as dimensões que preditam seu desencadeamento, buscamos através de nosso trabalho investigar a incidência desta em bibliotecários, pois percebemos escassos estudos nessa classe profissional. Desse modo, a pesquisa objetivou: (I) Compreender as expectativas em relação à profissão em dois momentos dos profissionais: início e atualmente, uma vez que a síndrome pode ser desenvolvida pelo desequilíbrio com relação  às expectativas frente ao contexto profissional, ou seja, quanto mais um profissional vier a desenvolver expectativas e estas não supridas, maior a probabilidade deste desenvolver a síndrome e (II) Identificarnos discursos dos bibliotecários a existência ou não das dimensões da Síndrome de Burnout. A pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como critério a utilização de questionários com questões abertas, cujos conteúdos foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram que apenas dois respondentes apresentaram divergências nos momentos das expectativas analisadas e apenas um desses dá indícios de frustração e que a dimensão exaustão emocional é a que mais denota indicativo de burnout entre os analisados. Espera-se que o estudo contribua a classe buscando informar acerca da patologia, de modo a possibilitar uma reflexão sobre o modo como bibliotecários exercem à profissão.

Palavras-chave: Síndrome de Burnout. Dimensões de Burnout. Atividade Bibliotecária. Expectativas Profissionais em Bibliotecários. Biblioteconomia.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/14130/11095

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Veras de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Teresina- PI.

Especialista em Supervisão Educacional. Pedagogo com habilitação em Gestão Educacional. Bacharel em Biblioteconomia. Professor da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (PI). Tem experiência em produções acadêmicas na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia. No campo da Educação prioriza desenvolver pesquisas sobre temáticas relativas à dimensão subjetiva da educação.

Joimara Lima Santos, Universidade Federal do Piauí.

Bibliotecária/Documentalista da Universidade Federal do Piauí. Mestranda em Educação pela da Universidade Federal do Piauí.

Ana Caroline Viana de Melo, Universidade Federal do Piauí.

Psicóloga. Pós-Graduanda em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos