Biblioteca inclusiva: repensando políticas de acesso e inclusão para deficientes auditivos na Universidade Federal do Maranhão

Autores

  • Letycya Cristina Barbosa Vieira Universidade Estadual do Maranhão.

Resumo

A biblioteca como espaço inclusivo a partir de iniciativas desenvolvidas no âmbito governamental e acadêmico. Objetiva identificar as políticas de acesso e inclusão voltadas para o atendimento da comunidade com surdez no Núcleo Integrado de Bibliotecas – NIB da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, através de uma pesquisa exploratória e qualitativa que utilizou como instrumento de coleta dados uma lista de verificação construída com base na NBR9050:2004, na Lei 10.098/00 e no Decreto 5.296/04. Demonstra em seus resultados que a universidade possui um núcleo que cuida dos aspectos relacionados com o acesso e permanência de pessoas com necessidades especiais e que o NIB segue as suas determinações. Conclui, a partir da observação dos pontos evidenciados na lista de verificação, que o NIB ainda não desenvolve nenhum serviço ou produto voltado para o atendimento da comunidade com surdez.

Palavras-chave: Biblioteca universitária. Biblioteca Inclusiva. Deficiência auditiva. Acessibilidade. Política de inclusão.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/17882/11099

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letycya Cristina Barbosa Vieira, Universidade Estadual do Maranhão.

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão e bibliotecária na Biblioteca de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão.

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos