Aplicando o Technology Acceptance Model no sistema gerenciador de capacitação pessoal dos servidores do Fisco Estadual da Paraíba

Autores

  • Cleber Soares de Brito Universidade Federal da Paraíba.
  • Guilherme Ataíde Dias Universidade Federal da Paraíba.
  • Patrícia Maria da Silva Universidade Federal da Paraíba.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar a aceitação dos servidores da Secretaria de Estado da Receita (SER), na adoção do SIGECAP. Para se checar a aceitabilidade desse sistema, foi utilizado como ferramenta o modelo teórico de aceitação de tecnologia TAM. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com coleta de dados realizada por meio de aplicação de questionário. Como resultado, foi possível detectar que o SIGECAP é fácil de usar, pois, de acordo com o resultado obtido, a facilidade de uso percebida levou o maior percentual (37,33%) da variabilidade dos dados. O 2º fator (Intenção de uso) explica 11,99% dos dados; o 3º fator (Utilidade percebida) explica 8,26% dos dados; o 4º fator (variável externa) explica 6,071% da estrutura dos dados, e o 5º fator (Recursos em Hardware) obteve 5,73% dos dados. Futuras pesquisas são necessárias para investigar eventuais limitações digitais e as inter-relações que envolvem os servidores que ainda não dominam a informática e os que não conhecem o SIGECAP.

Palavras-chave: Sistemas de Informação. Modelo de aceitação de tecnologia. SIGECAP. Servidor Público.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/20016/11101

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleber Soares de Brito, Universidade Federal da Paraíba.

Mestre em Gestão em Organização Aprendentes (UFPB).

Guilherme Ataíde Dias, Universidade Federal da Paraíba.

Prof. Dr. em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Patrícia Maria da Silva, Universidade Federal da Paraíba.

Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Especialista em Gestão Estratégica de Sistemas de Informação pela UFRN. Graduada em Biblioteconomia pela UFPE. Profa. Do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos