Avaliação dos impactos da automação em bibliotecas universitárias: estudo de caso na Biblioteca FAMETRO em Fortaleza

Visualizações: 15

Autores

  • Hamilton Rodrigues Tabosa
  • Francisco Rômulo Furtado Alcântara

Resumo

Discute os impactos da automação nas rotinas técnicas e administrativas de bibliotecas universitárias, observando as modificações ocorridas após a implementação de equipamentos através de um estudo de caso na Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – Fametro. Tem caráter exploratório e partiu de uma pesquisa bibliográfica/documental e pesquisa de campo, realizando entrevistas semiestruturadas, além de utilizar a observação assistemática como técnicas para a coleta de dados, trabalhando sob a perspectiva funcionalista. Quanto aos resultados da automação na biblioteca estudada, observaram-se diversas mudanças, dentre as quais destacamos: maior controle das atividades por parte do bibliotecário sobre as rotinas e os processos; geração de informações mais confiáveis para a tomada de decisões; a  dinamização e criação de serviços; aumento de subsídios para planejamento de serviços e atividades. Quanto ao software de gerenciamento de acervos, apesar de apresentar algumas deficiências, considerou-se adequado, pois supre a maioria das necessidades da biblioteca lócus da pesquisa.

Palavras-chave: Automação de bibliotecas – Avaliação. Bibliotecas universitárias. Gerenciadores de acervos – Avaliação. Softwares para bibliotecas. Fametro.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/13644/11094

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Tabosa, H. R., & Alcântara, F. R. F. (2014). Avaliação dos impactos da automação em bibliotecas universitárias: estudo de caso na Biblioteca FAMETRO em Fortaleza. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 9(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/22371

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos