Requisitos de Usuário: contribuições tecnológicas para a comunicação em língua de sinais

Autores

  • Jonathan Rosa Moreira Universidade de Brasília.
  • Renato da Veiga Guadagnin Universidade Católica de Brasília.
  • Edilson Ferneda Universidade Católica de Brasília.
  • Jefferson Bruno Pereira Ribeiro Universidade de Brasília.

Resumo

A acessibilidade no processo de comunicação dos surdos representa um diferencial no incentivo à inclusão social. A interação como uma das características da comunicação conduz à construção de conhecimento e desenvolvimento humano. As Tecnologias da Informação e Comunicação dispõem de instrumentos computacionais que representam iniciativas para tradução de linguagem oral para língua de sinais e auxiliam o processo de comunicação entre os membros da comunidade surda. Entretanto, essas ferramentas ainda não contemplam elementos considerados essenciais para a comunicação, como emocionalidade e contexto das palavras. A comunicação em língua de sinais ainda pode ser explorada sistematicamente, e oferecer uma abordagem teórica acerca das carências, dos problemas e necessidades inerentes a esse processo e ao acesso à informação. Visando contribuir para o suprimento dessa lacuna, este estudo identificou os requisitos presentes no processo de comunicação em Língua de Sinais mediada pelas novas tecnologias, envolvendo recursos de tratamento linguístico e computação gráfica.

Palavras-chave: Língua de sinais. Tradução automática. Atores virtuais. Comunicação. Inclusão social.

 

Link para o texto completo (HTM)

http://dgz.org.br/fev14/Art_06.htm

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Rosa Moreira, Universidade de Brasília.

Doutorando em Ciência da Informação na Universidade de Brasília e professor em Sistemas de Informação na Faculdade Projeção,Distrito Federal.

Renato da Veiga Guadagnin, Universidade Católica de Brasília.

Doutor em Ciências da Administração pela Universidade Alemã de Ciências da Administração de Speyer e Professor do programa de pós-graduação na Universidade Católica de Brasília.

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília.

Doutor em Ciência da Computação pela Université Montpellier II e Professor do programa de pós- na Universidade Católica de Brasília.

Jefferson Bruno Pereira Ribeiro, Universidade de Brasília.

Mestre em Ciências Médicas pela Universidade de Brasília e tutor do Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília.

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos