O papel da biblioteca universitária como mediadora da informação para construção de conhecimento coletivo

Autores

  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Paraíba.
  • Henriette Ferreira Gomes Universidade Federal da Paraíba.
  • Emeide Nóbrega Duarte Universidade Federal da Paraíba.

Resumo

A biblioteca universitária necessita reavaliar constantemente suas atividades, de modo a cumprir seu papel de auxiliar o sujeito a suprir suas necessidades de informação. Apresenta-se como um ambiente propício para a construção e trocas de saberes, quando pratica um exercício constante de interlocução com o meio no qual está inserida, fomentando a interação entre os sujeitos e potencializando suas atividades de mediação da informação. Nessa perspectiva, objetiva-se com este artigo de aporte teórico, delinear o papel da Biblioteca universitária como mediadora da informação para construção de conhecimento coletivo. Para que os sujeitos, usuários, se desenvolvam e expandam seus conhecimentos é necessário que ocorra uma interação com outros sujeitos, os bibliotecários, mas essa interação deve ser promovida pelos ambientes que propiciem a mediação ao acesso às informações, a fim de suprir as necessidades informacionais dos usuários, beneficiando a troca de informações, a discussão e a construção coletiva de conhecimento. Como papel primordial da biblioteca universitária é ascendente a intensificação, utilização e a exploração mais ativa dos seus espaços virtuais, nos quais, os sujeitos, além de acessarem conteúdos, também possam produzir e disponibilizar suas informações, o que poderá ressignificar as práticas dos bibliotecários e contribuir com o próprio processo de inclusão social e digital dos usuários.

Palavras-chave: Biblioteca universitária. Mediação da informação. Redes sociais - Biblioteca universitária. Comunicação - Bibliotecas universitárias.

 

Link para o texto completo (HTM)

http://dgz.org.br/abr14/Art_04.htm

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Paraíba.

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Henriette Ferreira Gomes, Universidade Federal da Paraíba.

Professora Titular do Instituto de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia.

Emeide Nóbrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba.

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Administração e Pós-doutora em Ciência da Informação.

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos