A parceria entre Ciência da Informação e responsabilidade social universitária para fins de inclusão social

Autores

  • André Anderson Cavalcante Felipe Universidade Federal do Pernambuco
  • Jesiel Ferreira Gomes Universidade Federal de Campina Grande

Resumo

O artigo apresenta o conceito, surgimento e aplicabilidade da responsabilidade social universitária (RSU), trazendo exemplos de sua utilização vinculada à extensão universitária, que se demonstra ser uma parceria essencial para oportunizar a inclusão social. Como objetivo discute a atuação da Ciência da Informação (CI) juntamente com a RSU, e analisa um projeto de extensão que relaciona ambas, intitulado “Biblioterapia, informação e terceira idade: a função terapêutica da leitura em idosos asilados na cidade de Cuité – PB como ferramenta de inclusão social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)”. Os resultados mostram que a parceria entre CI e RSU promove impactos positivos junto ao público asilado na cidade de Cuité, visto que, a ação de extensão analisada comprovou que a leitura é um importante instrumento de afeto e de sensibilização, que atingiu todos os participantes, contribuindo para a inserção destes no meio social de Campina Grande.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Responsabilidade social universitária. Inclusão social. Extensão universitária. Biblioterapia.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/3882

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Anderson Cavalcante Felipe, Universidade Federal do Pernambuco

Doutorando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jesiel Ferreira Gomes, Universidade Federal de Campina Grande

Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2011). Bibliotecário - documentalista da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos