Cultura e informação: uma interface complexa e definidora na vida das organizações

Autores

  • Claudio Augusto Alves Universidade Federal de Campina Grande
  • Emeide Nobrega Duarte Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Cultura e informação se mesclam como elementos indissociáveis no contexto dinâmico das organizações. Nessa perspectiva, poucos estudos têm sido apresentados na literatura, no que concerne à exploração das nuances e das facetas que há entre as peculiaridades desses dois elementos. Para tanto, o presente artigo, do tipo bibliográfico e de cunho exploratório, tem como objetivo apresentar uma abordagem teórica sobre a interface entre a informação e a cultura nas organizações. O estudo revela que a informação e a cultura são vistas como uma totalidade ou núcleo determinante dos modelos de gestão. Tentar expressar a interface existente entre a informação e a cultura organizacional é, ao mesmo tempo, tratar de um tecido imenso e complexo de significações e representações que impregnam, orientam e dirigem toda a vida de uma organização.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Informação. Cultura Organizacional. Cultura Informacional.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/275

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Augusto Alves, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Ciência da Informação (Aprovado com Distinção) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Emeide Nobrega Duarte, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Biblioteconomia e o Doutorado em Administração.

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Alves, C. A., & Duarte, E. N. (2014). Cultura e informação: uma interface complexa e definidora na vida das organizações. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 9(2). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/22448

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos