Bulas de medicamentos comercializados no Brasil: em foco a análise da qualidade da informação

Autores

  • Juliana Moreira Pinto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júlia Gonçalves da Silveira Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Apresenta resultados de dissertação defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Analisa a qualidade das informações das bulas de medicamentos para pacientes, comercializados no Brasil, após a publicação da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC n. 47/2009 da ANVISA, com base nos atributos intrínsecos da qualidade da informação descritos na literatura da área da Ciência da Informação, e que também são utilizados como critérios de qualidade para avaliar a informação na área da Saúde. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, realizada em duas etapas: a) análise do conteúdo informacional das bulas de medicamentos para pacientes; e, b) análise das respostas dos pacientes, de um Centro de Saúde de Belo Horizonte e da União Auxiliadora dos Cegos de Minas Gerais, a entrevistas estruturadas sobre as bulas de medicamentos como fonte de informação. As bulas analisadas não traziam orientações sobre o descarte de medicamentos em desuso, vencidos ou sobras, vistas como informações fundamentais para a preservação do meio ambiente e segurança de “populares” contra a ingestão acidental de substâncias, que podem levar ao surgimento de reações adversas graves. Concluiu-se que os atributos intrínsecos de qualidade da informação são observados durante a elaboração das bulas, no entanto ajustes precisam ser feitos, em termos de precisão e completeza, pois em comparação com as informações contidas no Dicionário Terapêutico Guanabara e na base de dados Micromedex, algumas das bulas analisadas apresentaram informações incompletas ou divergentes das descritas na literatura. Entre os pacientes entrevistados, que afirmaram ler a bula, verificou-se que alguns concordaram que esta é uma importante fonte de informação sobre os medicamentos; outros ressaltaram o fato de ela fornecer informações sobre efeitos colaterais e contraindicações que os levam a ter receio de ingerir o medicamento ou até mesmo desistir do tratamento.

Palavras-chave: Bulas de Medicamentos. Fontes de Informação. ANVISA - Resolução RDC n.47/2009. Serviços de Informação sobre Medicamentos. Informação e Saúde.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/148/189

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Moreira Pinto, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda / Programa de Pós Graduação da Escola da Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCI/UFMG).

Júlia Gonçalves da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006)

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos