Circulação de informação e cultura na modernidade: das técnicas analógicas às técnicas digitais de reprodução
Resumo
A comunicação investiga os diferentes lugares sociais percorridos por bens culturais e recursos informacionais na modernidade, ou seja, desde que foram concebidos como mercadorias no bojo do processo de industrialização a partir do século XVIII. Para chegar a uma análise do trânsito desses bens, proponho empreender um rastreamento histórico que leve em consideração os diferentes lugares sociais que lhes foram imputados ao longo dos dois últimos séculos. A digressão histórica contempla dois importantes momentos do avanço tecnológico: a passagem do século XIX para o século XX – considerada por Walter Benjamin a “época das técnicas de reprodução das obras de arte” e por Adorno e Horkheimer, o momento de nascimento da “indústria cultural” – e a passagem do século XX para o século XXI, que achei por bem chamar de época das técnicas digitais de reprodução – não só de obras de arte, vale frisar, mas também de outros conteúdos literários e audiovisuais. Como resultado final, pretendo mostrar como o lugar social da cultura e da informação em nossa história recente é resultante dos arranjos políticos e econômicos que se coadunam com os princípios liberais inscritos nas revoluções burguesas que inauguram o período moderno, e que se mantêm como sustentáculos de nossa cultura até os dias atuais.
Palavras-chave: TIC. Bens culturais. Modernidade.
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