Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo para a área de ciência da informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Resumo
As universidades são produtoras de grande volume de conhecimento científico, entretanto, grande parte desse conhecimento não é sistematizada e socializada adequadamente, ocasionando perdas ao desenvolvimento da Ciência e da sociedade. Por isso, observa-se a necessidade da aplicação de métodos, técnicas e ferramentas que propiciem a sistematização e o compartilhamento do conhecimento gerado nesse contexto. Realizou-se um estudo objetivando a elaboração de um modelo conceitual de gestão do conhecimento científico representando as especificidades da área de Ciência da Informação (CI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivoexploratóriofoi executado em 5 (cinco) etapas. Partiu-se da fundamentação teórica sobre a temática, definindo-se a metodologia adequada, para compreender a caracterização da área de CI da Unesp e, posteriormente, realizar o levantamento de informações sobre a geração, socialização, apropriação e comunicação do conhecimento científico nesse ambiente para, enfim, elaborar o modelo conceitual de gestão do conhecimento científico. Tal modelo representa os elementos envolvidos na dinâmica do conhecimento científico, servindo de ponto de partida para o planejamento e execução de ações futuras voltadas à gestão do conhecimento científico. O estudo também apresenta um diagnóstico inicial sobre a situação do conhecimento científico na comunidade acadêmica de CI da Unesp.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Dinâmica do Conhecimento Científico. Modelos de Gestão do Conhecimento. Conhecimento Científico. Universidades.
Link para o texto completo (PDF)
http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/122/163