Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo para a área de ciência da informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Autores

  • Cristiane Luiza Salazar Garcia Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marta Lígia Pomim Valentim Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

As universidades são produtoras de grande volume de conhecimento científico, entretanto, grande parte desse conhecimento não é sistematizada e socializada adequadamente, ocasionando perdas ao desenvolvimento da Ciência e da sociedade. Por isso, observa-se a necessidade da aplicação de métodos, técnicas e ferramentas que propiciem a sistematização e o compartilhamento do conhecimento gerado nesse contexto. Realizou-se um estudo objetivando a elaboração de um modelo conceitual de gestão do conhecimento científico representando as especificidades da área de Ciência da Informação (CI) da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivoexploratóriofoi executado em 5 (cinco) etapas. Partiu-se da fundamentação teórica sobre a temática, definindo-se a metodologia adequada, para compreender a caracterização da área de CI da Unesp e, posteriormente, realizar o levantamento de informações sobre a geração, socialização, apropriação e comunicação do conhecimento científico nesse ambiente para, enfim, elaborar o modelo conceitual de gestão do conhecimento científico. Tal modelo representa os elementos envolvidos na dinâmica do conhecimento científico, servindo de ponto de partida para o planejamento e execução de ações futuras voltadas à gestão do conhecimento científico. O estudo também apresenta um diagnóstico inicial sobre a situação do conhecimento científico na comunidade acadêmica de CI da Unesp.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Dinâmica do Conhecimento Científico. Modelos de Gestão do Conhecimento. Conhecimento Científico. Universidades.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/122/163

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Luiza Salazar Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Marta Lígia Pomim Valentim, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca, Espanha, em 2011-2012.

Publicado

2014-12-30

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos