Efeitos da lei de acesso à informação: empregabilidade de arquivistas no setor público federal

Autores

  • Marcia H. T. de Figueredo Lima Universidade Federal Fluminense - UFF.
  • Ubirajara Carvalheira Costa Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense.

Resumo

Estudo exploratório quantitativo que tem como objetivo analisar e medir os possíveis impactos da Lei de Acesso à Informação (LAI) - nº 12.527/2011, um marco legal que ensejou políticas públicas de contratação de arquivistas pelo governo federal brasileiro através de concursos públicos. Se parece correto afirmar que a criação da LAI é uma oportunidade para o fortalecimento do Estado democrático de direito, parece oportuno perguntar sobre as estruturas administrativas e de pessoal para promoverem a gestão arquivística necessária para prover o acesso. Parte-se das noções e conceitos de políticas públicas, de acesso, das necessárias infraestruturas informacionais. Utiliza-se como metodologia o levantamento dos concursos para arquivistas no serviço público federal na fonte primária Diário Oficial da União - online, Seção III nos anos de 2006 a 2013. Teve como termos de recuperação: “arquivista”, “arquivologista”, “arquivólogo” e “Arquivologia”. Para apresentação dos resultados, foram consolidados gráficos demonstrativos dos movimentos de seleção de pessoal via concursos públicos e comparar a enunciação da necessidade de arquivistas de 2006 a 2013. As conclusões detectam maior contratação no período 2006, 2008 e 2009, antes da LAI.

 

Palavras-chave: Arquivistas. Lei de Acesso a Informação. Serviço Público Federal.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/archeion/article/view/22793

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia H. T. de Figueredo Lima, Universidade Federal Fluminense - UFF.

Doutorado em CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia, IBICT.

Ubirajara Carvalheira Costa, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense.

Graduado em Arquivologia pela UFF(2006) e especialista em Sistemas de Informação e Qualidade Total pela Unisuam (2007).

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos