A gestão de documentos e a preservação do patrimônio documental em municípios gaúchos: quando a regra é a exceção

Visualizações: 11

Autores

  • Marco Antônio da Luz Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
  • Daniel Flores Universidade Federal de Santa Maria.

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo referente à importância das políticas públicas de arquivo para os municípios. Busca-se, inicialmente, contextualizar a importância dos documentos e informações arquivísticas para os municípios, apresentando os aspectos relevantes para a preservação do patrimônio documental, a importância da gestão de documentos e informações e alguns pontos importantes para a formação de políticas públicas de arquivo, bem como alguns desdobramentos da Lei de Acesso à Informação nos municípios. No que tange a metodologia adotada para a efetivação do presente trabalho, optou-se por uma pesquisa exploratório-descritiva, dividida em dois momentos, com a aplicação de dois questionários, um do tipo survey, com questões abertas e fechadas e outro somente com questões abertas. Desse modo, acredita-se que o presente estudo conseguiu identificar alguns fatores que impactam no desenvolvimento das políticas e das práticas arquivísticas, o que torna o presente artigo relevante, visto que os resultados apresentados contribuem significativamente para a área, surgindo como subsídio para a formulação de políticas públicas de arquivos nos municípios.

 

Palavras-chave: Políticas Públicas de Arquivo. Gestão de Documentos. Patrimônio Documental. Lei de Acesso à Informação.

 

Link para o texto completo (PDF)

https://agora.emnuvens.com.br/ra/article/view/460

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio da Luz, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.

Mestre em preservação do patrimônio cultural pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Daniel Flores, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutor em Documentação pela USal, concluiu o Doutorado em "Metodologías y Líneas de Investigación en Biblioteconomía y Documentación" - Universidad de Salamanca/España.

Publicado

2015-03-12

Como Citar

Luz, M. A. da, & Flores, D. (2015). A gestão de documentos e a preservação do patrimônio documental em municípios gaúchos: quando a regra é a exceção. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/23188

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos