Objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no ensino da Biblioteconomia no Brasil: um olhar sobre o LTi

Autores

  • Daiana Basilio da Silva Faculdade Maurício de Nassau
  • Patrícia Silva Universidade Federal da Paraíba.
  • Maria Giovanna Guedes Universidade Federal do Ceará.

Resumo

O ensino-aprendizagem vem sofrendo diversas mudanças no que se refere ao surgimento de recursos tecnológicos no processo de educação, com intuito de promover uma inter-relação com os alunos no decorrer do seu aprendizado. Entende-se como primordial, a formulação de metodologias de ensino que utilizem recursos para facilitar os processos de aprendizagem, visando praticidade e eficiência, e inserindo as inovações tecnológicas presentes cada vez mais em diversos setores da sociedade contemporânea. Considerado como um tipo de software educacional, os objetos de aprendizagem (OA) se caracterizam como recursos facilitadores no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, apresenta-se pesquisa desenvolvida com o objetivo de identificar objetos de aprendizagem como recurso pedagógico no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, Brasil, tendo como foco o Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTi), um projeto de pesquisa, ensino e extensão desenvolvido no âmbito do Departamento de Ciência da Informação (DCI/UFPB), que favorece ações para facilitar o acesso livre à informação científica e tecnológica, de modo a promover reflexões e propiciar competências em tecnologias intelectuais de produção, comunicação e uso dessa informação. A metodologia se concentra na abordagem descritiva e exploratória, com o uso do método observatório. A partir dos dados coletados, conclui-se que os projetos hospedados no site do LTi se enquadram dentro dos características e classificações dos Objetos de Instrução mencionados na literatura de AO, demonstrando que o Laboratório se constitui em uma plataforma disponibilizadora de meios que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem com recursos pedagógicos para o ensino da Biblioteconomia, cooperando para que haja interação contínua no processo info-educacional.

 

Palavras-chaves: Objetos de Aprendizagem. Recursos Tecnológicos. Biblioteconomia. Laboratório de Tecnologias Intelectuais.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/22508

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Basilio da Silva, Faculdade Maurício de Nassau

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba

Patrícia Silva, Universidade Federal da Paraíba.

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Maria Giovanna Guedes, Universidade Federal do Ceará.

Doutora em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (PPGCI/UFBA).

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos