A avaliação formativa no ensino superior: o contributo do feedback interativo e construtivo na aprendizagem ativa dos estudantes

Autores

  • Susana Oliveira Sá Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Portugal.
  • Maria Palmira Alves Instituto de Educação da Universidade do Minho na área desenvolvimento curricular e avaliação e membro integrado do CIED - Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Portugal.
  • António Pedro Costa Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Universidade de Aveiro e membro integrado do CIDTFF- Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. Portugal.

Resumo

Neste artigo, apresentam-se os principais resultados de uma investigação, que teve como principal objetivo analisar a importância do feedback como estratégia de avaliação formativa e de melhoria do desempenho dos estudantes. O objeto de estudo foi uma unidade curricular (UC) integrada no currículo de Mestrado Integrado em Psicologia, numa Instituição de Ensino Superior.  Observámos 20h de aulas, no 2º semestre de 2013/2014 e realizámos uma entrevista semiestruturada ao docente que lecionou a UC e uma entrevista focus group a 5 estudantes que a frequentaram. Os dados foram analisados e categorizados com recurso ao webQDA- Software de Apoio à Análise Qualitativa. O feedback, interativo e construtivo, promovia o envolvimento dos estudantes na acomodação dos seus processos cognitivos, ajudando-os a desenvolver competências de regulação, ao mesmo tempo que promovia uma aprendizagem consistente. O docente criava ambientes de aprendizagem dinâmicos e não ameaçadores, estimulava a participação, a partilha, a colaboração, a exposição pessoal e a crítica construtiva.Em contextos similares de avaliação formativa, o recurso pelo docente e pelos estudantes ao feedback construtivo e interativo deve ser uma estratégia de regulação para a melhoria e consolidação da aprendizagem.

 

Palavras-chave: Ensino Superior. Avaliação formativa. Feedback interativo e construtivo.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.revistas.ufg.br/index.php/ci/article/view/31821

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susana Oliveira Sá, Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Portugal.

Mestre em Educação.

Maria Palmira Alves, Instituto de Educação da Universidade do Minho na área desenvolvimento curricular e avaliação e membro integrado do CIED - Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. Portugal.

Doutorado em Educação pela Universidade do Minho, Portugal.

António Pedro Costa, Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia, Universidade de Aveiro e membro integrado do CIDTFF- Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. Portugal.

Doutorado em Multimédia em Educação. Universidade de Aveiro, UA, Portugal.

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos