Visibilidade de revistas científicas: um estudo no Portal de Periódicos Científicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Autores

  • Ana Gabriela Clipes Ferreira UFRGS
  • Sônia Elisa Caregnato UFRGS

Resumo

Esta pesquisa analisa a visibilidade e as características que promovem as revistas científicas eletrônicas, presentes no Portal de Periódicos Científicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Avalia-se, também, o grau de presença dessas revistas nas fontes de informação da internet. Compreende-se, portanto, que este é um estudo descritivo e exploratório, que combina dados qualitativos e quantitativos para analisar o corpus formado por 34 títulos. O mapeamento das fontes de informação permitiu-nos destacar a maior presença de periódicos na Latin American Periodicals Tables of Contents, seguida pela Latindex. Apesar da presença pouco expressiva em fontes de informação internacionais, concluiu-se que as revistas pertencentes ao Portal de Periódicos Científicos buscam adaptar-se às características que promovem sua visibilidade. O trabalho também sugere uma série de novos estudos, que visariam aprofundar as análises de outros temas ligados à visibilidade e aos estudos bibliométricos.

Palavras-chave: Comunicação científica. Fontes de informação. Periódicos. Visibilidade.

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/2452/1857

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Gabriela Clipes Ferreira, UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Biblioteca Setorial de Educação

Sônia Elisa Caregnato, UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Departamento de Ciência da Informação.

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos