Taxonomias navegacionais em sítios de comércio eletrônico: critérios para avaliação

Autores

  • Raphael da Silva Cavalcante Praça dos Três Poderes, Palácio do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados. Brasília, DF, Brasil.
  • Marisa Bräscher Basilio Medeiros UFSC

Resumo

Este artigo apresenta o resultado da pesquisa de mestrado que teve como objetivo propor e validar um conjunto de critérios para a avaliação de taxonomias navegacionais utilizadas em sítios de comércio eletrônico. A escolha do ambiente de aplicação considera o uso difundido das taxonomias nos sítios referidos. Em seu percurso metodológico, a pesquisa apresenta revisão de literatura, na qual se discutem aspectos teóricos acerca de taxonomias e comércio eletrônico. Dessa forma, são definidos dois critérios de avaliação: a Comunicabilidade e a Organização. A amostra selecionada para a aplicação dos critérios compõe-se de cinco lojas virtuais. O resultado da avaliação revela-se heterogêneo, com lojas classificadas com menções entre regular e excelente. Finalmente, os insumos obtidos são considerados consistentes e os critérios são validados. Reconhece-se a construção de taxonomias como uma atividade subjetiva, mas defende que recomendações mínimas devem ser consideradas.

Palavras-chave: Comércio eletrônico. Navegação Web. Organização da informação. Sistemas de organização do conhecimento. Taxonomia navegacional.

Link para o texto completo (PDF)

http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/2453/1858

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Bräscher Basilio Medeiros, UFSC

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos