Morfologia para representação das necessidades de informação gerencial

Visualizações: 13

Autores

  • Sérgio Farias de Albuquerque Universidade de Brasília, UNB.
  • Rogério Henrique de Araújo Júnior Universidade de Brasília.

Resumo

O artigo introduz uma morfologia para representar as necessidades dos tomadores de decisão que visa tornar mais efetivo o processo de produção da informação gerencial. Discute-se como uma morfologia de representação pode estar relacionada aos sinais que apontam para a ocorrência dos problemas da intempestividade e da imprecisão da informação produzida nos Núcleos de Informação. Com base nesta discussão são delineados os requisitos norteadores da morfologia e é apresentada a proposta da sua estrutura, acompanhada das suas propriedades. É mostrado um exemplo de aplicação e se conclui que a morfologia criada pode representar um novo referencial teórico-conceitual da ciência da informação para análises sobre a efetividade do processo de produção da informação que atende as necessidades dos tomadores de decisão.

 

Palavras-chave: Gestão da informação. Organização da informação. Representação da informação. Necessidade de informação. Informação gerencial.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/42855

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Farias de Albuquerque, Universidade de Brasília, UNB.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.

Rogério Henrique de Araújo Júnior, Universidade de Brasília.

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília.

Publicado

2015-03-12

Como Citar

Albuquerque, S. F. de, & Júnior, R. H. de A. (2015). Morfologia para representação das necessidades de informação gerencial. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/23241

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos