A Abordagem da Informação Jurídica e da Jurisprudência em blogs: um estudo comparativo entre termos

Autores

  • Eliana Maria da Silva Jovanovich UEL
  • Maria Inês Tomaél UEL

Resumo

A internet modificou a sociedade contemporânea, o ambiente virtual propiciou a interação social através das redes sociais midiáticas e as pessoas que compõem as redes se dispuseram a compartilhar informações e conhecimento. No Brasil essas redes sociais tornaram-se importantes instrumentos de comunicação. Diante do exposto, esta pesquisa objetiva fazer um estudo comparativo sobre como as informações jurídicas e as jurisprudências são tratadas nas mídias sociais, especificamente nos Blogs. Utilizou-se para a pesquisa a ferramenta Google Blogs. Os resultados obtidos confirmam que o termo jurisprudência, em blogs da área, tem maior pertinência do que a expressão informação jurídica.

Palavras-chave: Informação Jurídica. Mídia Social. Jurisprudência. Blog.

http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/981/pdf_86

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Maria da Silva Jovanovich, UEL

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL); Especialista em Gestão Pública pelo Instituto Superior de Educação do Paraná – INSEP; Especialista em Gerência de Unidades de Informação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL; Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL Bibliotecária do Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos (EAAJ/UEL)

Maria Inês Tomaél, UEL

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (ECI/UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e pós-doutora pela Fiocruz. Professora associada do Departamento de Ciência da Informação da UEL, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI). Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa Redes de Conhecimento, no qual coordena o projeto de pesquisa “Compartilhamento da informação e do conhecimento no ambiente virtual: ações coletivas em redes sociais”. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase nos seguintes temas: Redes de Conhecimento, Compartilhamento da Informação e do conhecimento, Redes Sociais, Inovação e Fontes de Informação. Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Programa Pós Graduação em Ciência da Informação.

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos