Competência em Informação: relato de experiência

Autores

  • Carlos Eugênio da Silva Neto
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire UFPB

Resumo

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) sob uma ótica da sociedade em rede estão mudando, mesmo que de forma não-linear, o cenário educacional brasileiro. Assim, surgem novas demandas para o campo da educação e a adesão ao desenvolvimento de competências no contexto das tecnologias digitais passam a ser uma exigência dessa sociedade, sendo um meio para que os professores, em especial da educação básica, possam também fazer parte desta sociedade informacional e em rede, através de habilidades de manuseio de informações por meio de ferramentas digitais. Frente a esse cenário, apresentar o relato de experiência da elaboração e aplicabilidade de um modelo de ação em formato de oficina que visa o desenvolvimento de competências em informação. A trilha metodológica entrelaça várias atividades correlatas à diversidade de sua constituição. Todavia, esclarecemos que as atividades metodológicas consistem em um planejamento de um modelo de ação, concretizado através de uma oficina para o desenvolvimento de competências em informação para professores da educação básica na rede pública. O corpus de pesquisa se concentra em uma parcela de 10 professores de uma escola da rede Municipal de Ensino da Cidade de João Pessoa-PB.

Palavras-chave: Competência em Informação. Informação. Educação. Professor.

http://racin.arquivologiauepb.com.br/edicoes/v2_n2/racin_v2_n2_artigo03.pdf

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eugênio da Silva Neto

Mestre em Ciência Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Educação a Distância e graduado em Arquivologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Gustavo Henrique de Araújo Freire, UFPB

Professor Associado I do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos