Bibliotecas Universitárias e pessoas com deficiência: leitura, mediação e apropriação dos sentidos

Autores

  • Maria de Fatima Cleomenis Botelho UFBA
  • Kátia de Carvalho UFBA

Resumo

Este trabalho constitui parte de pesquisa em andamento, focalizada em duas bibliotecas universitárias da Universidade Federal da Bahia, cujo objetivo á conhecer a relação dessas bibliotecas e de seus bibliotecários com os usuários com deficiência, visando contribuir para o aperfeiçoamento desse atendimento. Na perspectiva da Ciência da Informação, o artigo focaliza a teoria da informação centrada nos estudos e necessidades de satisfação dos usuários. Aborda também o conceito de mediação da informação em sua relação com a leitura e apropriação dos sentidos, bem como a importância do Serviço de Referência e sua prática relacionada às competências em informação, dos profissionais bibliotecários que atuam em bibliotecas universitárias no atendimento de usuários com deficiência.

Palavras-chave: Ciência da Informação. Mediação da Informação. Leitura. Bibliotecas universitárias. Pessoas com Deficiência.

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/11953/8599

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fatima Cleomenis Botelho, UFBA

Mestranda do Programa de PósGraduação em Ciência da Informação – PPGCI/UFBA. Bibliotecária do Sistema Universitário de Bibliotecas da UFBA.

Kátia de Carvalho, UFBA

Doutora em Ciência da Informação, Professora do PPGCI/UFBA

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos