Profissional da Informação: estudo dos egressos no Estado de São Paulo, mundo do trabalho, habilidades e competências

Autores

  • Ana Carolina Cintra Faria UnB
  • Cláudio Marcondes de Castro Filho USP

Resumo

O artigo tem como objetivos apontar por meio da revisão da literatura e dos egressos dos cursos, de biblioteconomia e ciência da informação do estado de São Paulo, o mundo do trabalho, as habilidades, competências e perfil, do profissional da informação. O objeto de estudo são 209 egressos das universidades públicas do estado de São Paulo. Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos um questionário para contemplar o objetivo do trabalho, e a análise foi baseada nos estudos de Valentim, que delimita os profissionais da informação no mundo do trabalho em “mercado informacional tradicional”, “mercado informacional existente e pouco ocupado” e “mercado informacional de tendências”. A partir da análise dos dados e da literatura utilizada foi traçado um perfil do profissional da informação, composto por três delimitações: perfil multidisciplinar, perfil gestão da informação e do conhecimento e perfil conhecedor das tecnologias. Como competência do profissional da informação, ressalta-se que seja proativo, tenha espírito de liderança, foco em resultados e flexibilidade entre outros. Como habilidades do profissional da informação, verificou-se a necessidade de conhecimento do ambiente de negócios da informação, expertise para distinguir e localizar informações relevantes bem como para utilizar as tecnologias de informação e comunicação.

Palavras-chave: Profissional da Informação. Egressos. Biblioteconomia. Ciência da Informação. Competências. Habilidades. Perfil.

http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8465/9272

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Cintra Faria, UnB

Bacharel em Biblioteconomia e Mestranda em Ciência da Informação Universidade de Brasília

Cláudio Marcondes de Castro Filho, USP

Professor Doutor do Curso de Ciências da Informação e da Documentação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos