Política Pública de Acesso Aberto à Produção Científica: um estudo sobre a implementação de Repositórios Institucionais em Instituições de Ensino Superior
Visualizações: 12Resumo
O artigo procura compreender as principais atividades relativas à implantação de Repositórios Institucionais (RIs) em onze instituições de ensino superior brasileiras, bem como a formulação de suas Políticas Institucionais de Informação (PIIs). Trata-se de uma pesquisa descritiva. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionários disponibilizados por meio do Google Docs, respondido por responsáveis pelos RIs das onze instituições de ensino superior pesquisadas. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Concluiu-se que, com a experiência de implantação das instituições analisadas, foi possível verificar que questões gerais norteadas pelo edital do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que previa a distribuição de kits tecnológicos para apoiar as universidades e instituições de pesquisas públicas na implantação de RIs, foram assumidos quase em sua totalidade pelas instituições pesquisadas. A principal limitação na implantação foi quanto à questão da obrigatoriedade do depósito, pois as instituições não conseguiram tornar o depósito das publicações obrigatório, não atendendo, assim, esse critério previsto pelo IBICT. Quanto à política do IBICT ela apresenta limitações, pois o prazo estipulado foi inferior à necessidade de tempo para a implantação e faltou apoio no que diz respeito aos treinamentos. Quanto as atividades para implantação dos RIs, as principais dificuldades apontadas pelas instituições pesquisadas foi quanto à elaboração da política de funcionamento do RI, a falta de uma política mandatória, a falta de apoio institucional e à falta de sensibilização por parte dos pesquisadores.
Palavras-chave: Política pública de acesso aberto. Repositório Institucional. Política Institucional de Informação. Implementação.
http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16852/12254