Atividades administrativas e produção científica dos docentes: reflexos em Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Física

Autores

  • Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia UFPE
  • Lídia Alvarenga UFMG
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia UFPB

Resumo

Objetiva diagnosticar fatores intervenientes na produção científica, decorrentes da execução sistemática de atividades acadêmicas e administrativas, por parte dos docentes dos programas de pós-graduação na área da Física das Universidades Federais de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, no período de 2007 a 2009. Utiliza a triangulação metodológica por contemplar a flexibilização dos métodos de natureza quantitativa (bibliometria e cientometria), qualitativa (análise de conteúdo). Constata necessidade de se incluir e pontuar, na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atividades administrativas e de extensão. Os resultados da pesquisa foram agrupados por docentes que exerceram atividades administrativas no Grupo 5 e os que não exerceram, verificando como se comportam em relação aos demais grupos. Assim, observa-se que no geral as atividades administrativas não influenciam as atividades acadêmicas para os Grupos 1 (atividades acadêmicas) e 2 (produção científica). No Grupo 3 (extensão) em que os docentes, em sua maioria exercem atividades administrativas deforma moderada, evidencia-se aumento da produção científica. Da comparação nesse extrato e período, conclui-se, de modo geral, que o fato dos docentes exercerem atividades administrativas não influencia a diminuição quantitativa das atividades acadêmicas, extensão e da produção científica.

Palavras-Chaves: Produção Científica; Atividades Administrativas; Atividades de Atividades acadêmicas; Atividades de Extensão; Programa de Pós-Graduação em Física.

http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1824/1453

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Elizabeth Galvão Coutinho Correia, UFPE

Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPE. Doutora em Ciências da Informação pela UFMG

Lídia Alvarenga, UFMG

Professora do Departamento de Organização e Tratamento da Informação da ECI da UFMG.Doutora em Educação pela UFMG

Joana Coeli Ribeiro Garcia, UFPB

Professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB.Doutora em Ciência da Informação pela UFRJ / IBICT

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos