Atividades administrativas e produção científica dos docentes: reflexos em Programas Brasileiros de Pós-Graduação em Física
Visualizações: 11Resumo
Objetiva diagnosticar fatores intervenientes na produção científica, decorrentes da execução sistemática de atividades acadêmicas e administrativas, por parte dos docentes dos programas de pós-graduação na área da Física das Universidades Federais de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro, no período de 2007 a 2009. Utiliza a triangulação metodológica por contemplar a flexibilização dos métodos de natureza quantitativa (bibliometria e cientometria), qualitativa (análise de conteúdo). Constata necessidade de se incluir e pontuar, na avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atividades administrativas e de extensão. Os resultados da pesquisa foram agrupados por docentes que exerceram atividades administrativas no Grupo 5 e os que não exerceram, verificando como se comportam em relação aos demais grupos. Assim, observa-se que no geral as atividades administrativas não influenciam as atividades acadêmicas para os Grupos 1 (atividades acadêmicas) e 2 (produção científica). No Grupo 3 (extensão) em que os docentes, em sua maioria exercem atividades administrativas deforma moderada, evidencia-se aumento da produção científica. Da comparação nesse extrato e período, conclui-se, de modo geral, que o fato dos docentes exercerem atividades administrativas não influencia a diminuição quantitativa das atividades acadêmicas, extensão e da produção científica.
Palavras-Chaves: Produção Científica; Atividades Administrativas; Atividades de Atividades acadêmicas; Atividades de Extensão; Programa de Pós-Graduação em Física.
http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1824/1453