O papel do bibliotecário de referência na construção do letramento informacional acadêmico: uma prática intersetorial e interdisciplinar

Autores

  • Fabiana Fabiana Santos Universidade Federal deMinas Gerais – UFMG.
  • Lucilia Regina de Souza Machado Centro Universitário Una.

Resumo

Este relato de experiência aborda prática interdisciplinar e intersetorial exercida por bibliotecários, professores e graduandos na busca da construção do letramento informacional acadêmico na vivência universitária, mais especificamente da busca do domínio de capacidades para desvendar o universo informacional acadêmico. Ela focaliza, especialmente, a atividade e o saber-fazer de bibliotecários de referência tendo em vista tornar essa prática parte integrante do conjunto de outras que buscam ajudar e incentivar os graduandos a serem sujeitos criativos, autônomos e críticos. Esse é um desafio fundamental posto pela sociedade contemporânea ao qual a universidade deve responder. Ele coloca aos bibliotecários de referência uma tarefa nova, o exercício da função de educar, embora não tenham recebido formação específica para isso. Para tratar dessas questões, este relato discute a importância do conceito de letramento informacional para as práticas sociais no contexto de globalização e para a produção e o desenvolvimento de trabalhos validáveis no universo acadêmico. Considera a disseminação crescente do uso e desenvolvimento das TICs no universo acadêmico e suas implicações com novas demandas para alunos, professores e profissionais inseridos nesse contexto. São questões ainda pouco exploradas pela literatura e que precisam ser respondidas. Essa lacuna evidencia a importância deste relato como matéria que requer mais estudos.

 

Palavras-chave: Intersetorialidade. Interdisciplinaridade. Letramento informacional acadêmico. Bibliotecário. Alunos de graduação.

 

Link para o texto completo (PDF)

http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/76319

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Fabiana Santos, Universidade Federal deMinas Gerais – UFMG.

Mestranda profissional emGestão Social,Educação e Desenvolvimento Local no Centro Universitário UNA.

Lucilia Regina de Souza Machado, Centro Universitário Una.

Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos