A metacognição de usuários no processo de busca da informação em catálogo coletivo de biblioteca universitária

Autores

  • Paula Regina Dal' Evedove UFPE
  • Dulce Amélia de Brito Neves UFPB
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita UNESP

Resumo

Observou-se a trajetória metacognitiva de usuários de uma biblioteca universitária a fim de identificar as estratégias metacognitivas utilizadas durante o processo de busca da informação em catálogo coletivo online. Sua configuração foi pautada nos relatos orais dos sujeitos participantes obtidos por meio da técnica do Protocolo Verbal Individual de modo a propiciar uma configuração real da tarefa e uma análise mais aproximada do seu fazer natural em sistemas de recuperação da informação. Os resultados demonstram que o conhecimento de estratégias metacognitivas repercute na qualidade dos resultados obtidos no processo de busca da informação e interferem no modo como se concretiza a recuperação da informação em catálogo online, fato que acentua a necessidade de estudos que avancem em questões relacionadas à metacognição de usuários de informação.

Palavras-chave: Metacognição; Comportamento informacional; Processo de busca da informação; Usuário de informação; Biblioteca universitária.

http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1794/1503

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Regina Dal' Evedove, UFPE

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Tecnóloga em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário Eurípides de Marília/UNIVEM.

Dulce Amélia de Brito Neves, UFPB

Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba, doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pósdoutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Mariângela Spotti Lopes Fujita, UNESP

Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista/UNESP.Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo Titular em Leitura Documentária e Indexação Titular do Departamento de Ciência da Informação da UNESP. Pró-Reitora de Extensão Universitária na UNESP.

Publicado

2015-03-12

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos