Comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital na educação Infantil

Autores

  • Vivianne da Rocha Rodrigues Universidade de Brasília - UnB
  • Ivette Kafure Muñoz Universidade de Brasília - UnB

Resumo

O objetivo de pesquisa consiste em identificar as estratégias de comunicação e mediação entre a criança da primeira infância e a informação digital no âmbito escolar infantil Para que o mesmo fosse atingido na fase de pré-teste utilizou-se de observações assistemáticas de aulas no laboratório de informática no Colégio Santa Maria situado na cidade satélite de Santa Maria Distrito Federal, por dois dias durante três semanas no final do mês de maio e início de junho de 2014, com intuito de testar o método e validá-lo para coleta definitiva. Nesta etapa foram observadas cinco turmas de educação infantil com crianças entre três e cinco anos de idade. Como resultado preliminar notou-se algumas reações emocionais por parte das crianças na interação com os jogos e entre elas. Observaram-se, também, alunos entre quatro e cinco anos da educação infantil do Colégio La Salle de Brasília durante duas segundas-feiras do mês de setembro. Neste as crianças utilizam jogos do smartkids selecionados pelo professor com propósito de aprenderem a formar palavras associadas com as figuras correspondentes e as pronúncias reforçando as aulas de português, no caso ou outros jogos quando a intenção de reforçar outra disciplina.  Após a realização da atividade selecionada os alunos puderam jogar no site de jogos friv, porém com restrições há alguns jogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivianne da Rocha Rodrigues, Universidade de Brasília - UnB

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Bibliotecária da UnB.

Ivette Kafure Muñoz, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Ciência da Informação. Professora da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília, Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Edição

Seção

Pesquisas em andamento