Uma reflexão acerca do Marketing de Relacionamento em bibliotecas: uma ferramenta de comunicação em ambiente web para socialização da informação

Autores

  • Walqueline Silva Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Gustavo Henrique Araújo Freire Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) pelas bibliotecas. A biblioteca é um tipo de unidade de informação e como tal sofre influências do mercado, da globalização e das tecnologias, com isso, ela pode fazer uso dessa influência tecnológica para garantir a qualidade na prestação de seus serviços. Atualmente diversos recursos virtuais podem ser utilizados pelas bibliotecas. As TDICs podem funcionar como alternativa estratégica para uma comunicação efetiva e personalizada da biblioteca com seus usuários. A prática do marketing de relacionamento com auxílio de novas ferramentas contribui para a capacidade de adaptação e flexibilidade da bibliotecas para sobreviverem nesse novo cenário social que evidencia uma cultura virtual. Fala sobre biblioteca. Apresenta característica de Marketing de Relacionamento associado à biblioteca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Walqueline Silva Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Biblioteconomia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ). Bacharel em Biblioteconomia pela UFPB. Bibliotecária-Documentalista na UFPB.

Gustavo Henrique Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado I do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG), na Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes da UFPB. Membro do Conselho Editorial da Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba UFPB.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Edição

Seção

Pesquisas em andamento