Uma definição guardada a oito chaves: conceitos, considerações e apontamentos bibliográficos sobre criatividade

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale

Resumo

O texto apresenta conceitos, considerações e apontamentos acerca da criatividade, propondo, desta forma, uma reflexão sobre a mesma. Utilizam-se, para isto, autores como Amabile (1998), Eysenck (1999), Guilford (1987), Mednick (1962), Sternberg (2006), Torrance (1972) e Vygotsky (1987), entre outros. Ao fim do trabalho, constata-se que, embora exista um variado leque de conceitualizações, não se tem, ainda, uma teoria definitiva e absoluta e, segundo apontam os autores analisados, o sentido de criatividade permanecerá assim por um longo período.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Coordenador do Laboratório de Criatividade e Professor do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Mestre em Indústria Criativa pela Universidade de Feevale. Professor nos cursos de Publicidade, Produção de Áudio e Vídeo e Comunicação Visual da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2015-04-15

Como Citar

Pinheiro, C. M. P., & Barth, M. (2015). Uma definição guardada a oito chaves: conceitos, considerações e apontamentos bibliográficos sobre criatividade. Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia, 10(1). Recuperado de https://pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/23860

Edição

Seção

Pesquisas em andamento