Acessibilidade em websites de comércio eletrônico: avaliação através da interação com usuários cegos na Paraíba

Autores

  • Ítalo José Bastos Guimarães Universidade Federal da Paraíba
  • Marckson Roberto Ferreira de Sousa Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Apresenta parte da pesquisa de Mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Aborda aspectos relacionados a compreensão da deficiência visual, acessibilidade como suporte aos usuários cegos na web e aspectos relacionados ao Comércio Eletrônico no Brasil. Propõe investigar acerca da acessibilidade em websites de Comércio Eletrônico, cujo objetivo é delinear sua estrutura através da interação com usuários cegos nos três websites mais acessados no Brasil. Dentre os aspectos metodológicos, é adotado o levantamento bibliográfico com a realização de uma pesquisa exploratória e descritiva através uma abordagem quali-quantitativa. A aplicação da pesquisa é realizada em três etapas: (1) avaliação automática de acessibilidade nos websites que fazem parte da pesquisa; (2) aplicação do questionário que visa adquirir informações necessárias sobre o perfil dos usuários, experiência com a web e software leitor de tela; (3) teste de acessibilidade realizado com usuários cegos dividido em três etapas: realizar navegação de reconhecimento, pesquisar um produto no website e realizar procedimentos de compra. Os resultados apresentados são referentes a primeira etapa da pesquisa e demonstram que os websites avaliados necessitam adotar medidas estipuladas no WCAG 2.0 com a finalidade de promover a inclusão digital aos usuários cegos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo José Bastos Guimarães, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Estuda temas como: Usabilidade na Web; Acessibilidade na Web; Arquitetura da Informação. Graduado do curso de Administração pela Universidade Federal da Paraíba, onde participou do Grupo de Pesquisa GIDS-UFPB e defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na área de Usabilidade na Web, com enfoque na avaliação de quatro portais do Governo Federal.

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisa na área de Interfaces Humano-Computador. Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Energia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharelando em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB, na linha de pesquisa de Memória, Organização, Acesso e Uso da Informação, e do Programa de Pós-graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes, na linha de pesquisa Gestão de Projetos e Tecnologias Emergentes. Na Pós-graduação trabalha especialmente os seguintes temas: Arquitetura da Informação; Usabilidade e Acessibilidade; Estudos de usuários; Tecnologias Emergentes; Aspectos Jurídicos na Internet.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-06-17

Edição

Seção

Pesquisas em andamento