Os Portais de Transparência à luz da Ciência da Informação: um modelo de interface para acesso à informação

Autores

  • Isa Maria Freire UFPB
  • Herbert de Oliveira Rego UFPB
  • Geissikelly Marques de Oliveira UFPB / LTi

Resumo

Apresenta uma abordagem dos portais de transparência no Brasil, à luz de conceitos da Ciência da Informação, da Arquitetura da Informação e da Lei de Acesso à Informação. Discute a crescente demanda por transparência nas informações públicas, especialmente no Poder Executivo, entendendo que se faz necessária uma análise dos portais de transparência á luz de indicadores sociais, econômicos e políticos, como também da perspectiva das Políticas de Gestão da informação e Inclusão social. Aborda, como campo da pesquisa, os portais de transparência das capitais dos Estados Brasileiros, apresentando um resumo da pesquisa que indicou o Portal do Município de João Pessoa (PB) como o melhor dentre esses portais. Constata-se que não há correlação entre as variáveis tecnológicas que definem a política e a gestão dos portais, o que pode ser considerado como indício de que esses artefatos de informação podem ser desenvolvidos a partir de conceitos das áreas de Arquitetura e de Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social (CNPq).

Herbert de Oliveira Rego, UFPB

Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor no Departamento de Finanças e Contabilidade da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Geissikelly Marques de Oliveira, UFPB / LTi

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Pesquisadora aprendiz na rede de projetos do Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi.

Downloads

Publicado

2015-06-15

Edição

Seção

Pesquisas em andamento