Usabilidade na recuperação da informação em acesso aberto: estudo da interação de usuários da pós-graduação com o Repositório Institucional da Universidade de Brasília

Autores

  • Luísa Chaves Café Universidade de Brasília
  • Ivette Kafure Muñoz Universidade de Brasília
  • Fernando César Lima Leite Universidade de Brasília

Resumo

Apresenta projeto de estudo sobre a usabilidade na recuperação da informação no Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB). O objetivo geral  da pesquisa é descrever a interação entre usuários e o RIUnB durante o processo de recuperação da informação. Contextualiza a pesquisa a partir da comunicação científica, movimento do Acesso Aberto, repositórios institucionais e estudos de usabilidade e interação humano-computador. Apresenta como método geral de pesquisa o estudo de caso. Espera-se que os resultados possibilitem a análise da qualidade da interface do repositório da UnB para desenvolver possíveis melhorias no sistema e facilitar o acesso à informação do repositório pelos seus usuários.

Palavras-chave:Usabilidade. Interação Humano-Computador. Modelo mental. Estudo de usuários. Repositório Institucional da Universidade de Brasília. Biblioteca digital. Recuperação da informação. Acesso aberto. Comunicação científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luísa Chaves Café, Universidade de Brasília

Estudante de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília e Bolsista CAPES.

Ivette Kafure Muñoz, Universidade de Brasília

Professora Adjunta da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília

Fernando César Lima Leite, Universidade de Brasília

Professor Adjunto da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2015-07-14

Edição

Seção

Pesquisas em andamento