Representação da informação de peças teatrais através do resumo documentário

Autores

  • Verônica Silva Rodriguez Marques Universidade de São Paulo
  • Cibele Araújo Marques dos Santos Universidade de São Paulo

Resumo

Considerando o resumo documentário como uma importante ferramenta na representação e recuperação da informação armazenada em bancos de dados, objetiva o estudo das teorias sobre resumo e análise documentária, resumo literário e análise do texto teatral, visando o desenvolvimento de um método para auxiliar a elaboração de resumos de texto teatrais, preocupando-se com o fato de que este tipo de texto possui características de estrutura complexa, diferenciada, e que as normas técnicas e teorias sobre resumo documentário e literário não contemplam suas especificidades. A metodologia adotada neste trabalho é composta por pesquisa bibliográfica e estudo exploratório. A análise de dados coletados de bases de dados de serviços de informação e a análise de resumos de peças disponibilizados por tais serviços permitiram apresentar um método para a redação de resumos de peças teatrais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Silva Rodriguez Marques, Universidade de São Paulo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e é bacharel em Biblioteconomia pela mesma Universidade, formada em 2012.

Cibele Araújo Marques dos Santos, Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Biblioteconomia e Documentação - CDB - da Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP.

Downloads

Publicado

2015-09-11

Edição

Seção

Pesquisas em andamento