O Ensino e Pesquisa Ferramentas Colaborativas, Tecnologias Online, Tecnologias Colaborativas e Wikis: Um estudo sobre a utilização pela Acadêmia Brasileira.

Autores

  • Cristiana Fernandes De Muylder Universidade FUMEC
  • Jefferson Lopes La Falce Universidade FUMEC
  • Stella Naomi Morigushi Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A partir do uso da Internet como ferramenta interna nas empresas e com vistas à armazenagem de informações e gestão do conhecimento das organizações, as tecnologias colaborativas passam a ser foco de novos estudos. Todo este ambiente de colaboração integrado, online, em massa, em constante atualização e revisão, pode levar a uma expansão do conhecimento e, portanto, pretendeu-se investigar: Como a academia define os termos: ferramentas colaborativas, tecnologias online, tecnologias colaborativas e wikis? O principal objetivo deste artigo foi identificar e analisar a inserção dos termos: ferramentas colaborativas, tecnologias online, tecnologias colaborativas e wikis, no evento EnANPAD a partir do ano 2006, por meio de uma meta pesquisa. Pode-se verificar por meio desta pesquisa bibliométrica que os termos mais usados são tecnologias colaborativas e wikis embora sua freqüência e tratamento sejam ainda pouco significativos dentro do total de artigos tratados na academia. Pode-se relacionar esta baixa concentração de estudos ao caráter inovador de sua adoção nas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiana Fernandes De Muylder, Universidade FUMEC

Professora Adjunto da Universidade FUMEC - Minas Gerais - Brasil. Atua como Professora e pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração - PDMA ( desde 2011). Em junho de 2015 foi eleita e indicada como Coordenadora do PDMA. Professora e Pesquisadora do Programa de Doutorado e Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (desde 2012). Professora de Graduação em Administração e Ciência da Computação (2011- atual). Doutora em Economia Aplicada (UFV - 16/05/2005), Mestre em Economia Rural (UFV - 2001), Especialista em Sistemas de Informação e Planejamento estratégico (PUCMinas - 1994) e Graduação em Ciência da Computação (PUCMinas - 1992). Pesquisador Visitante na Universidade do Texas em El Paso em Jun-Jul (2015).

Publicado

2015-12-23

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos