Gestão da Informação no Terceiro Setor: uma análise dos projetos artístico-culturais desenvolvidos pelo Centro Cultural Piollin

Autores

  • Bruno Araújo Ribeiro Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI).
  • Júlio A. Sá de Pinho Neto Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de analisar as ações que compõem o processo de Gestão da Informação adotadas na implementação das oficinas permanentes desenvolvidas pela Organização Não Governamental – Centro Cultural Piollin. No referencial teórico são abordadas as temáticas da Ciência da Informação e a importância da Gestão da Informação no contexto do Terceiro Setor. Este estudo procura, por meio das ações a que se propõe o objeto de estudo, identificar e situar a informação enquanto estrutura significante, no sentido de percebe-la como requisito imprescindível na produção de conhecimento, percebendo o objeto informação, como um fenômeno social e coletivo, dotado de propriedades modificadoras e transformadoras da sociedade. Em paralelo, o presente trabalho procura evidenciar o terceiro setor como sendo uma outra acepção de organização da sociedade civil, cuja institucionalização é capaz de promover novos planos técnico-organizativos baseados em outra visão de gestão social. Nesse sentido, a gestão da informação apresenta-se como um componente fundamental e como um instrumento importante da gestão organizacional no contexto das Organizações do Terceiro Setor, tendo em vista que, a gestão e o uso da informação na produção de novos conhecimentos viabilizam à organização a oportunidade de ampliar suas capacidades, gerar novos produtos e serviços, aperfeiçoar os já existentes e aprimorar os processos organizacionais como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Araújo Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI).

Bruno de Araújo Ribeiro - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da Universidade Federal da Paraíba - PPGCI/UFPB.

Júlio A. Sá de Pinho Neto, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Júlio Afonsa Sá de Pinho Neto - Professor Doutor do Departamento de Comunicação Social - DECOM/UFPB e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI/UFPB.

Downloads

Publicado

2015-09-11

Edição

Seção

Pesquisas em andamento