Interesse e auto-motivação relacionas a capacitação e comprometimento com a carreira: um estudo de bibliotecárias na Nigéria

Autores

  • Iroaganachi Mercy Ariomerebi Covenant University Canaan Land, Ota, Ogun State, Nigeria.
  • Enwefa Ifeakachuku Covenant University Canaan Land, Ota, Ogun State, Nigeria.

Resumo

O estudo investigou o interesse e auto-motivação relacionados à capacitação e comprometimento com a carreira de Biblioteconomia sob a perspectiva de bibliotecarias na Nigéria. Este estudo teve como objetivo fornecer dados valiosos para orientar gestores na organização de programas de desenvolvimento da carreira. O método de investigação adotado para o estudo e o instrumento de coleta de dados foram o questionário, entrevista e discussão de grupo focal. Os resultados do estudo revelaram que a maioria das bibliotecárias do sexo feminino na Nigéria nunca foram interessadas na profissão antes de ingressar na carreira, mas agora que estão no campo de trabalho, estão amplamente comprometidas. No entanto, as suas capacidades para construir oportunidades e seus esforços são muito baixos. Portanto, o estudo recomenda que a Associação Nigeriana de Biblioteca (NLA) e outros organizadores de conferências e workshops para bibliotecários devam tornar esses acessíveis; organizar mais treinamento e fazer mais oficinas e sessões de formação prática. Além disso, os gestores de instituições com bibliotecas devem se esforçar para disponibilizar verbas para o fornecimento de plataforma e infra-estrutura de TIC, aquisição de literaturas profissionais atuais sobre biblioteconomia etc.

 

Palavras-chave: Comprometimento com carreira. Capacitação. Bibliotecárias. Interesse. Auto-motivação. Auto-desenvolvimento.

 

Link para o texto completo em PDF:

http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/2983/2931

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-09-25

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos