Lei de Acesso à Informação e transparência: proposta de inclusão de informações no Portal Transparência UFPB

Autores

  • Saulo Eduardo de Carvalho Almeida Universidade Federal da Paraíba
  • Isa Maria Freire UFPB

Resumo

A informação no contexto de sociedade em que vivemos atualmente, denominada como sociedade da informação, adquire valor cada vez maior, adquirindo importância no cotidiano das pessoas em medida nunca antes alcançada. Acompanhando uma tendência mundial, o Brasil busca estruturar uma rede em que os cidadãos possam ter maior acesso às informações governamentais, através da obrigatoriedade dos órgãos e entes públicos de criar e manter portais de transparência. A pesquisa pretende propor a adequação do portal Transparência UFPB à Lei de Acesso à Informação, com a inclusão de todas as informações tidas como obrigatórias pelo referido normativo legal, além da inclusão de possíveis iniciativas inovadoras adotadas por outros portais institucionais dessa natureza, de forma a permitir que esse importante instrumento para a democracia possa vir a cumprir o seu importante papel perante a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Eduardo de Carvalho Almeida, Universidade Federal da Paraíba

Graduado em Administração pela UFPB, com especialização em Gestão Pública pela FIJ. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB

Isa Maria Freire, UFPB

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-10-05

Edição

Seção

Pesquisas em andamento