Política para a gestão de livros digitais: a formação do bibliotecário e dos usuários

Autores

  • Liliana Giusti Serra Bibliotecária do SophiA Biblioteca e SophiA Acervo. Mestranda do Programa de Pós Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Resumo

Este artigo descreve o que são os livros digitais, as possibilidades de aquisição e acesso e as dificuldades de sua utilização nas bibliotecas. É apresentada a importância da competência em informação, sua relação com os livros digitais e o uso de habilidades como diferencial na utilização desses recursos informacionais. Trata-se de revisão de literatura de relatos de experiências em bibliotecas dos Estados Unidos e Reino Unido que abordam o aspecto da literacia, apresentando dificuldades e soluções relacionadas à localização e utilização dos livros digitais, proporcionando referencial às bibliotecas universitárias brasileiras. Finaliza ressaltando a importância de desenvolvimento da competência em informação na utilização de livros digitais pelas bibliotecas como uma ferramenta de gestão.

 

Palavras chave: Livros digitais. Competência em informação. Livros digitais. Gestão. Dispositivos de leitura. Bibliotecas.

 

Link para o texto completo em PDF

http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/4253/3092

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-10-22

Edição

Seção

Resumos de artigos científicos