Acessibilidade informacional: um estudo sobre configurações de segurança em objetos digitais acessíveis segundo análise de aceitação por pessoas com deficiência visual
Resumo
O acesso à informação é uma das principais barreiras para acessibilidade informacional de pessoas com deficiência. Diante disso, diversos setores procuram conceber e adaptar ferramentas tecnológicas, serviços, ambientes e objetos que sejam compatíveis com suas necessidades de informação. Com a influência da tecnologia digital no campo da tecnologia assistiva, o objeto digital acessível tornou-se um dos meios mais utilizados para o acesso à informação por pessoas com deficiência, o que vem permitindo construir repositórios e bibliotecas digitais para maior difusão e compartilhamento desses objetos entre pessoas e instituições. No entanto, em virtude da forma como são produzidos e a procedência de publicações editorais que não são de domínio público, tornam difíceis a sua disponibilização no âmbito da web. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o uso de configurações de segurança em objetos digitais do Repositório de Informação Acessível da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, segundo a aceitação de pessoas com deficiência visual, por meio do modelo de aceitação tecnológica, Technology Acceptance Model (TAM), de modo a conhecer quais os tipos de configurações de segurança suportados por esses objetos. A pesquisa se caracterizará como quantitativa e se estabelecerá com o desenvolvimento de tarefas, que serão executadas em laboratórios de tecnologias assistivas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que contarão com o apoio de questionários estruturados como instrumentos de coleta de dados. Espera-se com esta pesquisa, contribuir com o campo da acessibilidade informacional no que se refere ao contexto do acesso à informação de pessoas com deficiência.
Palavras-chave: Acessibilidade informacional; Objeto digital acessível; Configurações de segurança; Biblioteca digital acessível; Modelo de aceitação tecnológica.