Acessibilidade informacional: um estudo sobre configurações de segurança em objetos digitais acessíveis segundo análise de aceitação por pessoas com deficiência visual

Autores

  • Christiane Gomes dos Santos Universidade Federal da Paraíba
  • Wagner Junqueira Araújo UFPB

Resumo

O acesso à informação é uma das principais barreiras para acessibilidade informacional de pessoas com deficiência. Diante disso, diversos setores procuram conceber e adaptar ferramentas tecnológicas, serviços, ambientes e objetos que sejam compatíveis com suas necessidades de informação. Com a influência da tecnologia digital no campo da tecnologia assistiva, o objeto digital acessível tornou-se um dos meios mais utilizados para o acesso à informação por pessoas com deficiência, o que vem permitindo construir repositórios e bibliotecas digitais para maior difusão e compartilhamento desses objetos entre pessoas e instituições. No entanto, em virtude da forma como são produzidos e a procedência de publicações editorais que não são de domínio público, tornam difíceis a sua disponibilização no âmbito da web. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o uso de configurações de segurança em objetos digitais do Repositório de Informação Acessível da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, segundo a aceitação de pessoas com deficiência visual, por meio do modelo de aceitação tecnológica, Technology Acceptance Model (TAM), de modo a conhecer quais os tipos de configurações de segurança suportados por esses objetos. A pesquisa se caracterizará como quantitativa e se estabelecerá com o desenvolvimento de tarefas, que serão executadas em laboratórios de tecnologias assistivas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que contarão com o apoio de questionários estruturados como instrumentos de coleta de dados. Espera-se com esta pesquisa, contribuir com o campo da acessibilidade informacional no que se refere ao contexto do acesso à informação de pessoas com deficiência.

Palavras-chave: Acessibilidade informacional; Objeto digital acessível; Configurações de segurança; Biblioteca digital acessível; Modelo de aceitação tecnológica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christiane Gomes dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Bacharelado em Biblioteconomia (2012) e licenciatura em Pedagogia (2008) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e curso básico em Violino (2008). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI/UFPB.

Wagner Junqueira Araújo, UFPB

Professor Adjunto - II do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2009), mestre em Ciência da Informação - UNB (2001), especialista em Sistemas de Informação (1995) e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Oeste Paulista (1993). Certificado como Auditor líder em segurança da informação BS 7799; Certificação em Security Officer - MCSO.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-11-17

Edição

Seção

Pesquisas em andamento