Análise de riscos aplicada ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA: um estudo do módulo Stricto Sensu.

Autores

  • Rafaela Ramaniuc Batista Universidade Federal da Paraíba-UFPB
  • Wagner Junqueira Araújo Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

Os sistemas de informação surgem no cerne do problema envolvendo a segurança da informação, os quais acompanham as inovações tecnológicas da atualidade, por meio da automatização de processos com sistemas integrados. Ao se considerar a dimensão das atividades administrativas e acadêmicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, o sistema integrado possui uma abrangência e uma complexidade que exigem cuidados específicos no que se refere à criação, uso, armazenamento e compartilhamento das informações ao longo de todo o seu ciclo de vida, o que demanda uma preocupação quanto aos padrões de segurança. Cabe à segurança da informação, por meio de seus controles, proteger os sistemas de informação. A análise de riscos de segurança da informação nos sistemas de informação acadêmicos torna-se necessária por ser informação um importante ativo com riscos inerentes em todo o seu ciclo de vida. Perante o exposto, a presente pesquisa tem por objetivo estudar os possíveis riscos de segurança da informação que podem afetar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA - Stricto Sensu, da UFPB, de modo a identificar ameaças e vulnerabilidades. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Referente aos métodos de coleta de dados serão utilizados pesquisa documental, desenvolvimento de entrevistas na Superintendência de Tecnologia da Informação da UFPB e utilização de scanner de vulnerabilidades no SIGAA - Stricto Sensu. Espera-se com esta pesquisa contribuir na identificação de possíveis ameaças e vulnerabilidades, e propor medidas que possam mitigar os riscos.

 

Palavras-chave: Segurança da informação. Análise de Risco. Sistema de Informação. Normas de Segurança da Informação. Políticas de Segurança da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Ramaniuc Batista, Universidade Federal da Paraíba-UFPB

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e especialização em engenharia de sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (2010).  Tutora UAB/UFPB em Licenciatura da Computação da Universidade Federal da Paraíba. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação pela UFPB.

Wagner Junqueira Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciência da Informação Pela Universidade de Brasília (2009); Mestre em Ciência da Informação - UNB (2001) e Bacharel em Ciência da Computação Pela Universidade do Oeste Paulista (1993). Professor do Programa de Pós-Graduação-em Ciência da Informação - PPGCI-UFPB. Professor do Programa de Pós Graduação em Gestão em-Organizações Aprendentes -MPGOA. Professor Adjunto III - Departamento de  Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-11-17

Edição

Seção

Pesquisas em andamento