A dimensão humana no processo de gestão da segurança da informação: um estudo aplicado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba

Autores

  • Sueny Gomes Léda Araújo Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Wagner Junqueira Araújo Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Resumo

A informação se apresenta como um importante ativo para as instituições, necessitando ser protegida de forma adequada contra destruição indevida, indisponibilidade temporária, adulteração ou divulgação não autorizada. Várias formas de ameaças físicas, virtuais e humanas, comprometem a segurança das informações. Nesse sentido, torna-se salutar estudar a dimensão humana nesse processo, pois, apesar de a tecnologia ser responsável por fornecer parte da solução para este problema, muitas das vulnerabilidades dos sistemas de informação podem ser atribuídas a ações do homem. Preocupado com a segurança da informação nas Instituições Públicas Federais o governo publicou uma série de leis, decretos, normas e relatórios que orientam a implementação de ações de gestão de segurança da informação nas instituições públicas. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar a dimensão humana no processo de gestão de segurança da informação na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba sob a ótica das normas do governo federal. Esta pesquisa se caracteriza como pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa e, quanto ao método de investigação, estudo de caso.  Para tanto, será utilizada a pesquisa documental, observação participante e entrevista, como técnicas de coleta de dados, e, para a análise dos dados, será utilizada a análise de conteúdo. Pretende-se com este estudo contribuir com a conscientização dos servidores em relação à segurança da informação, e auxiliar a Universidade Federal da Paraíba a atingir o estado desejado de segurança da informação para as instituições federais.

 

Palavras-chave: Segurança da Informação. Política de Segurança da Informação. Dimensão Humana da Segurança da Informação. Normas de Segurança da Informação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueny Gomes Léda Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestranda em Ciência da Informação pelo  Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Especialista em Gestão de Unidades de Informação pela UFPB.

Wagner Junqueira Araújo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutor em Ciência da Informação Pela Universidade de Brasília (2009); Mestre em Ciência da Informação - UNB (2001) e Bacharel em Ciência da Computação Pela Universidade do Oeste Paulista (1993). Professor do Programa de Pós-Graduação-em Ciência da Informação - PPGCI-UFPB. Professor do Programa de Pós Graduação em Gestão em-Organizações Aprendentes -MPGOA. Professor Adjunto III - Departamento de  Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-11-17

Edição

Seção

Pesquisas em andamento